QSAL
Tecnologia patenteada da QNAP que previne falhas de vários SSD em simultâneo

O sistema operativo QuTS hero, baseado em ZFS, suporta o algoritmo patenteado QSAL (QNAP SSD Antiwear Leveling) da QNAP, que melhora a proteção de dados ao impedir o mau funcionamento de vários SSD ao mesmo tempo num RAID do SSD.

Em comparação com os discos rígidos, as unidades de estado sólido (SSD) são mais resistentes ao impacto e às vibrações, e o seu desempenho de armazenamento continua a melhorar com o avanço da tecnologia de interface. A utilização de SSD continua a aumentar e muitos utilizadores profissionais e organizações empresariais estão a utilizá-los em grande escala. Por conseguinte, é vital compreender a duração da vida útil dos SSD e evitar danos aos dados neles contidos.

Desafios da utilização de SSD. Porquê e como?

  • De um modo geral, a longevidade dos SSD é determinada por um número finito de escritas.

  • A amplificação de escrita tem um impacto negativo no desempenho de escrita constante e na vida útil dos SSD, e é inevitável.

  • Quando vários SSD no mesmo grupo RAID falham simultaneamente, isso leva a uma falha do RAID e à perda imediata de dados.

  • A recuperação de dados de um SSD danificado é bastante difícil e morosa. O risco de perda de dados é extremamente elevado.

O algoritmo QSAL previne a falha de vários SSD em simultâneo

Embora a vida útil do SSD seja determinada por um número finito de escritas, é muito provável que vários SSD no mesmo RAID atinjam o seu fim de vida ao mesmo tempo, causando uma falha de RAID com perda de dados.

O algoritmo patenteado QSAL da QNAP deteta regularmente a vida útil e durabilidade do RAID do SSD. Quando a vida útil do SSD é inferior a 50%, o QSAL distribui a capacidade de excesso de aprovisionamento de forma dinâmica e faz com que os dados sejam concentrados e densamente escritos num SSD, acelerando o seu desgaste. Isto ajuda os utilizadores a substituir os SSD atempadamente.

O algoritmo QSAL ajuda a garantir que cada SSD tem tempo suficiente para reconstruir o RAID antes de chegar ao fim da sua vida útil. Isto pode prevenir eficazmente a falha de vários SSD em simultâneo e melhora a fiabilidade de todo o sistema.

  1. O QSAL pode ser ativado em qualquer altura e é compatível com o RAID de paridade do SSD que não tenha sido previamente configurado.
  2. Recomenda-se que ative o QSAL antes de a vida útil do SSD atingir 50% para evitar o risco de danos ao RAID do SSD por tempo insuficiente de reconstrução.
  3. O QSAL está ativado por predefinição para RAID 5, 6, 50, 60, TP (Paridade tripla) do SSD.

Vantagens do QSAL

  • Ajuda a evitar falhas de vários SSD em simultâneo para prevenir a falha do RAID do SSD e melhora a proteção dos dados.

  • Melhora o planeamento do orçamento de TI através da redução das necessidades inesperadas de aquisição de SSD.

  • Tem apenas um efeito limitado na utilização do espaço de armazenamento, com uma redução pouco significativa do desempenho, melhorando substancialmente a proteção global dos dados, especialmente para armazenamento em flash.

Substituição automática de discos RAID por discos de reserva antes de uma potencial falha

Quando ocorre uma falha num disco, o RAID entra em modo degradado. A reconstrução de um RAID pode demorar muito tempo (desde horas até mesmo semanas), o que pode implicar um risco adicional de perda de dados, afetando também o desempenho do sistema.

A substituição automática de discos RAID por discos de reserva (suportada a partir do QTS 5.1/QuTS hero 5.1) move automaticamente os dados do disco afetado num grupo RAID para um disco de reserva, antes que os dados no disco afetado fiquem completamente danificados. Sem necessidade de esperar pela reconstrução do RAID, a fiabilidade do sistema é substancialmente melhorada.

Melhore o desempenho dos SSD e aumente a capacidade de reescrita com capacidade de excesso de aprovisionamento adicional de SSD definido por software

Proteja a segurança dos dados utilizando IA para analisar SSD e prever falhas nas unidades

Escolher especificação

      Mostrar mais Menos

      Este site noutros países/regiões:

      open menu
      back to top